segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mentira!


"Jacó foi a seu pai, e disse: meu pai! Ele respondeu: Fala. Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te, e come da minha caça, para que me abençoes. Disse Isaque a seu filho: Como é isso que pudeste achar tão depressa, meu filho? Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro"

Quem mente se dá bem?

Precisamos considerar algumas coisas importantes:
1. Deus é totalmente contra a mentira - "Não darás falso testemunho contra o teu próximo" Um dos dez mandamentos diz respeito a nunca dar falso testemunho, ou seja, não contar aquilo que não corresponde à verdade, prejudicando o próximo e beneficiando a si mesmo. E foi exatamente isso que Jacó juntamente com sua mãe fizeram, enganando a Isaque, e prejudicaram Esaú.


2. Satanás é totalmente a favor da mentira - "porque o diabo é o pai da mentira" - Enquanto Deus é contra a mentira, Satanás é o pai dela, pois mentiu e vive mentindo até hoje, enganando e prejudicando o mundo inteiro. Aí eu pergunto: Será que nós, filhos de Deus, mesmo que seja com boa intenção, podemos mentir para obter vantagens ou um final feliz?

3. Uma mentira leva a outra - "... Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro" Vejam até que ponto chegou Jacó! Para manter uma mentira, é preciso continuar mentindo, e o que é pior, envolvendo pessoas que, muitas vezes, não têm nada a ver com aquilo. Jacó chegou ao ponto de usar o nome de Deus para dar forças a sua história. Fala sério! Ainda bem que na igreja ninguém faz isso, né?!?


4. A mentira tem perna curta - "Veio teu irmão astuciosamente e tomou a tua bênção" - Será que Jacó não sabia que seu irmão e seu pai descobririam a mentira? Dito e feito. Pouco depois de Jacó sair da presença de Isaque, Esaú chega e a farsa é desfeita. Precisamos ter isso sempre em mente, pois Deus é justo e ama a justiça, a qual anda de mãos dadas com a verdade. Mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona.


5. A mentira provoca a ira - "Passou Esaú a odiar a Jacó... então matarei a Jacó, meu irmão" - Será que isso realmente era necessário? Quantas demandas existem entre irmãos por causa da mentira, ou das meias verdades!

6. A mentira cobra um preço muito caro - "Retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã..." Jacó teve que fugir da presença de seu irmão, e com a desculpa de arranjar uma esposa da família de Rebeca, partiu para Harã, onde teria que passar por duras provas e experimentar um pouco de seu próprio veneno. Não creio que era o desejo de Isaque que seu filho fosse para tão longe em busca de uma esposa, mas, diante das circunstâncias, parecia ser o melhor a se fazer, pois Jacó corria risco de vida, caso Esaú pusesse suas mãos nele. Quanto a Rebeca, além do ódio de Esaú, nunca mais viu o rosto de seu filho amado Jacó.

Diego Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Guarulhos, São Paulo, Brazil
Uma igreja evangélica inclusiva pentecostal, que celebra ao único DEUS da Bíblia, que essa é nossa única regra de fé e prática, pregamos a união estável sejam hetero ou homo, santificação e cremos que há uma promessa de vida eterna e essa promessa se estende a todos aqueles que amam e obedecem ao SENHOR JESUS. Gostaria de receber as informações da igreja por e-mail? click aqui

Para Meditar

Versículo do dia

O SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza.Isaías 25:1
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.Mateus 7:28,29


FALE COM O PASTOR

Neste e-mail, você pode mandar o seu pedido de oração, sugestões, pode pedir e fazer aconselhamento e também mandar o seu testemunho.
prwladimir@ccne.org.br